Puerta del Sol

IMG_3523-(1)

Puerta Del Sol é a praça mais conhecida de Madrid. Impossível ir até a capital da España e não passar por esta praça central. Além dos prédios históricos, comércios, monumentos a sua localização permite que você se desloque a partir dela para vários pontos importantes da cidade. Possui um dos mais famosos prédios do início da construção de Madrid a “Casa de Correos” e o “Kilometro Cero”.

Já se imaginou chegando em outros país, sem conhecer nada e ainda estar escuro? Nós fizemos isso. Viajamos a noite toda e chegamos muito cedo em Madrid, pegamos o metro e depois a cernania até a estação da Puerta del Sol. Detalhe: desde a saída do aeroporto até chegar na praça, o percurso foi subterrâneo, não tínhamos visto Madrid. As 7h da manhã nessa época ainda é escuro, no inverno o sol só aparece após às 8h 30min. Ficamos com receio, inseguros, mas tínhamos que achar nosso hostel. Saindo da estação nos deparamos com vários policiais e algumas pessoas circulando, o que nos tranquilizou.  Mais calmos, começamos a observar o entorno e nos encantamos com a Puerta del Sol. Nela tinha um árvore de Natal muito grande, toda iluminada, letreiros imensos ligados, como o famoso Tio Pepe e, mesmo carregando ainda todas as nossas malas, ficamos mais tranquilos e partimos em busca de nosso hostel. Levamos alguns minutos para localizar a rua que ele ficava.

IMG_3508

Na Puerta del Sol encontramos a estátua do urso, “Oso y el Madroño”, um dos símbolos da cidade. Muito usada como ponto de encontro, pois está localiza na entrada da Calle Alcalá. Impossível passar por ela sem tirar algumas fotos. Tenha paciência, isso pode levar alguns minutos, só que esta recordação não pode faltar.

Uma dica legal é que Madrid possui alguns tours gratuitos com guias locais. Fizemos um e foi interessante, só esteja preparado para caminhar.

IMG_3521

Plaza Del Sol

Normalmente é na Puerta del Sol que acontece a festa de final de ano da cidade, que pode reunir milhares de pessoas. Nela são organizados vários eventos e nós vimos a festa do “Róscon de los Reys” onde é montado um “Róscon” gigante que é servido para a população. Nós não ficamos para provar, porque nosso roteiro de atividades para aquele dia já estava organizado. O “Róscon” era lindo e parecia muito saboroso. Foi nela que, em 1931, aconteceu a Proclamação da Segunda República Espanhola.

 

IMG_3506-(1)

Na Puerta del Sol está localizada a estátua de La Mariblanca” (que é uma réplica) e uma estátua “Ecuestre de Carlos III”. Até chegar a sua estruturação atual a Puerta del Sol passou por várias modificações. Sua forma só ficou definida em 1862 quando os arquitetos Lucio del Valle, Juan Rivera e José Morer concluíram a obra. Mesmo com a forma definida, passou por algumas alterações no século XX, incluíram o jardim com a fonte e ampliaram o espaço de circulação para os pedestres.

Para quem gosta de fazer compras, a Puerta Del Sol  possui diversas opções de lojas. Nós fomos em algumas, como: Sephora El Corte Inglés, La Cure Gourmande, Apple,  Padaria La Mallorquina.

Devido a sua localização central, passam diariamente muitas pessoas pela Puerta del Sol, este número grande de pedestres atraem artistas de rua. Vimos alguns bem criativos.

IMG_3524

Madrid Plaza Del Sol
Madrid Plaza Mayor

 

Um comentário em “Puerta del Sol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *