Plaza Mayor Madrid

IMG_0062

A Plaza Mayor é um ponto turístico de visitação obrigatória em qualquer roteiro de viagem a capital madrilenha, uma praça charmosa e de fácil acesso que possui uma grande variedade de restaurantes, lojas e uma belíssima arquitetura.

Localizada num dos bairros mais simpáticos e atraentes da cidade, o Austrias, ela começou a ser construída onde antes era a Plaza do Arrabal, principal mercado da cidade no final do século XV, quando Felipe II faz a transferência  da corte para Madrid. Felipe II resolve  fazer melhorias no local e chama o arquiteto Juan Gómez de Mora para que faça a unificação dos prédios ao entorno dela, após esta construção ela passa a ser um local onde acontecem festas populares e eventos da cidade,  o que ocorre até os dias de hoje.

A construção da Plaza Mayor iniciou em 1617 e foi concluída em 1619, mas após o incêndio de 1790, o mais devastador de todos, a praça foi reconstruída pelo arquiteto Juan de Villa Nueva, que fez modificações significativas a sua aparência, fechando os quatro cantos e erguendo os 9 arcos de acesso, o mais monumental deles é o arco de Cutlers. Ao centro ela possui uma estátua de Felipe III montado em seu cavalo, uma das maiores obras de valor que podemos encontrar nas ruas de Madrid.

IMG_0065

IMG_0083

Existem muitas opções de restaurantes, mas o nosso preferido era o Museo del Ramon, onde provamos o famoso “bocadilho de calamares”, tradicional pão de trigo recheado de lulas levemente empanadas e fritas, “bocadilho de ramon”, “croissant de ramon”, “caña” (cerveja) com refrigerante de limão ou uma maravilhosa xícara de café com leite para aquecer, pois fomos a Madrid no inverno. O que nos chamou atenção é que sempre que pedíamos uma bebida ela vinha acompanhada de algum tipo de petisco, o mais comum era o “chorizo” (linguiça), então fui pesquisar para saber o porquê, descobri que esta tradição é muito antiga e foi um decreto real, pois era muito comum as pessoas se reunirem para beber e não comer nada e com isto logo ficavam sentindo-se mal e tendo atitudes rudes e brigavam, destruindo os locais que estavam, para evitar que isto ocorre-se com muita frequência o rei determinou que sempre fosse servido junto, com qualquer bebida, algum tipo de petisco, os tradicionais “tapas”.

IMG_3496

IMG_3489

IMG_3492

IMG_3488

IMG_3490

Lá também encontramos muitas lojas de lembranças da cidade, fábricas de balas, nuts caramelizados (maravilhosos), feira de artesanato, parquinho com carrossel para as crianças, lojas de roupas e acessórios, fora a decoração de Natal que a deixava ainda mais linda.

IMG_3498

IMG_3477

IMG_3485

IMG_3482

Chegar até a Plaza Mayor é fácil, pois fica ao lado do Mercado de San Miguel, sendo possível chegar até ela pela Calle Mayor.

Metro: Sol, líneas 1,2 e 3

Tirso de Molina, linea 1

Cercanias: Madrid-Sol

Autobús: 3, 17, 18, 23, 31

Indo de metro Sol ou cercanias você deve descer na estação da Plaza del Sol e subir pela Calle Mayor, se descer na Tirso de Molina pegue a Calle Dr. Cortezo e dobre à esquerda na Calle Atocha, uns 5 minutos caminhando irá se deparar com a Plaza Mayor, aproveite este tempo para apreciar a arquitetura dos prédios, pois são construções antigas, bonitas e cheia de detalhes.

 

Um comentário em “Plaza Mayor Madrid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *