Museo del Prado Madrid

IMG_9039_1

Belo, grandioso, surpreendente, maravilhoso, organizado, são tantos os adjetivos que podem ser usados para classificar este museu, difícil escolher um só. Este é um daqueles pontos que se você precisa fazer uma escolha, certamente ele deverá ser ela, e claro, ao sair de lá terá certeza que fez a escolha certa.

O Museo del Prado foi inaugurado em 1819, composto por obras que contam a história de seu país. Na sua abertura, 311 obras foram expostas, mas ele já possuia 1510, todas vindas de “Reales Sitios”. Ele ocupa o que foi inicialmente o prédio do Gabinete de Ciências Naturais, arquitetado por Juan de Villanueva a pedido de Carlos III. Neto de Carlos III, Fernando e sua esposa María Isabel de Braganza decidem transformar o gabinete em um Mueso Real. O Museo del Prado foi inicialmente chamado de “Museo Nacional de Pintura y Escultura”.

Sugiro que você organize 4 horas (se o seu tempo em Madrid é curto, organize 2h para ir até lá, mas não deixe de visitá-lo) para conhecer este museu, assim poderá apreciar suas belas obras e conhecer mais da história deste lindo país. Existem sempre exposições temporárias, nos tivemos o prazer de conhecer algumas obras do pintor Ingres.  Na coleção permanente existem obras como: “El Jardin de las Delicias”, “El Bosco”, “El caballero de la mano em el pecho”, “El Greco” de Mantegna; “La Sagrada Familia” conhecida como “La Perla” de Rafael; “Las Meninas de Velázquez”, “La Familia de Carlos IV” de Goya.  Aprecie também a beleza externa desta bela construção e as estátuas que a decoram.

É importante usar roupas e calçados confortáveis, pois a caminhada lá dentro será grande, mas não se preocupe, tem vários locais para sentar e descansar os pés.

Assim como todos os outros museus que fomos em Madrid, este também não pode ser fotografado e filmado, apenas no saguão, cafeteria (o café é muito bom) e loja (para quem adora uma lembrança, reserve uns euros para levar umas para casa).

Na hora de comprar o ingresso, indico pagar uns euros a mais e comprar o Guia do Museo que existe em várias línguas.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do próprio museu ou pela internet (é cobrada uma pequena taxa nesta opção).

Somente o valor do ingresso  (que dá acesso as coleções permanentes e temporárias), custa 15 euros, caso compre o ingresso + guia sairá por 24 euros. Estes são os valores atuais, mas sempre indico pesquisar antes de ir até o local, pois os valores podem mudar.

O Museo del Prado localiza-se na Calle Ruiz de Abarcón, 23.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 20h

Domingos e feriados das 10h às 19h

Existem alguns horários que são gratuitos, sugiro olhar no site do Museo del Prado.

Para chegar até lá existem algumas opções de Metro e Autobus:

Metro: Linea 2, descer na estação do “Banco da Espanha”

Linea 1, descer na estação “Atocha”.

Independente da Linea que você utilizar será necessário caminhar alguns minutos, nós fomos do Museo Reina Sofía até o Museo del Prado caminhando pelo Paseo del Prado.

Autobus: 10, 14, 27, 34, 37 e 45.

Já com os “autobus” você consegue descer mais próximo, mas caminhar por Madrid é tão bom que qualquer alternativa será bem vinda.

 

 

Um comentário em “Museo del Prado Madrid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *