Como planejar sua viagem para o exterior

Planejar uma viagem pode ser tão bom quanto viajar. É aquele primeiro gostinho que você tem antes mesmo de chegar no país desejado. Para ampliar esta experiência vale comprar livros sobre o país, acessar dicas de viagens, ver videos no Youtube e muito mais. Mas também é importante verificar algumas questões para tornar a sua viagem ainda mais incrível.

1. Tenha a documentação em dia

Mantenha sempre seu passaporte atualizado, assim na hora de comprar sua passagem aérea será mais fácil decidir para onde e quando você vai. O visto tem validade e é preciso ficar atento(a) à data de expiração. Na imigração seu visto precisa ter 6 meses ou mais até a data de validade do mesmo.

2. Reserve as provisões em moeda local

Muito importante saber quanto levar de moeda local nas suas viagens, pesquise quanto é necessário cada pessoa levar por dia. Lembre de liberar seu cartão de crédito internacional, ele também serve, só não esqueça de que o valor de cotação para o pagamento de seus gastos com o cartão serão do dia de fechamento da sua fatura, o que pode ter uma variação para mais ou menos do que você tinha pensando em gastar. Indico organizar antecipadamente e levar em moeda local, pois com dinheiro em mãos você também terá vantagens na hora de fazer suas compras e quando voltar para casa não terá despesas extras para pagar.

3. Saiba aonde vai se hospedar

Antes de escolher o local para se hospedar, pense nos pontos turísticos que deseja conhecer, monte seu roteiro antes de escolher seu hotel, assim será mais fácil escolher, pois quanto mais perto estiver dos locais que tem vontade de conhecer, mais irá aproveitar suas férias. Definido o local, busque em sites as ofertas de hotéis, hostels, apartamento, etc. Se ficar próximo está muito caro, pense na melhor forma de se deslocar do local que irá ficar até os pontos que deseja ir, existem muitas opções de linhas de metrô e ônibus que levam você a vários lugares da cidade. Normalmente o valor de metrô sai mais em conta. Existem opções de antecipar os passes e pagar menos, você compra o cartão e credita o quantidade que irá usar e ainda têm alguns que são integrados, podem ser usado no metrô e no ônibus.

4. Na chegada, como se deslocar do aeroporto ao hotel?

Já leve as opções organizadas antes de sair para sua viagem, pesquise em qual bairro fica, se é próximo do aeroporto, qual melhor opção para chegar com suas malas. Quando existe metrô fica bem fácil este deslocamento, mas dependendo da cidade talvez você precise pegar um táxi ou outros tipos de transporte,  existem locais que possuem ônibus que levam do aeroporto até pontos importantes da cidade, neste caso você precisa saber onde descer para pegar a sua linha de metrô, e de lá seguir para o seu local de hospedagem.

O bom é que normalmente tudo é bem sinalizados e com isto facilita fazer este deslocamento tranquilamente, mas é importante também avaliar qual horário você irá chegar, pois existem aqueles de grande movimento nas linhas de metrô, os horários de rush existem em todo mundo e entrar num metrô com malas e muita gente pode ser mais difícil, e neste caso, sugiro pegar outra alternativa, mas caso não seja viável, tenha paciência e atenção com suas malas, que tudo dará certo.

5. Prepare um roteiro antes de viajar

Definido o local da viagem, chegou  a hora de montar seu roteiro, quais são os principais pontos turísticos que deseja conhecer, tente organizar dois por turno, caso seu tempo seja muito curto em cada cidade, escolha o que mais lhe interessa conhecer, pois normalmente tem muitos atrativos diferentes ao entorno dele que você também poderá se interessar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *