Passaportes

Como fazer o passaporte brasileiro

Começou a planejar a sua viagem e ainda não tem seu passaporte? Tem dúvidas de como fazer? Fique calmo, vamos te ajudar! Neste post você vai encontrar as informações necessárias para fazer com tranquilidade o seu documento de viagem ao exterior. É importante organizar-se com 6 meses de antecedência, visto que os agendamentos podem demorar. Ter o passaporte em mãos na hora da compra da sua passagem aérea é muito importante.

1 – Documentos necessários

Maiores de 12 anos: carteira de identidade, cpf, título de eleitor com os comprovantes de votação ou a certidão de quitação eleitoral e a quitação do serviço militar.

Menores de 12 anos: certidão de nascimento (original), caso já possua carteira de identidade e cpf eles poderão ser utilizados na hora de preencher a ficha de solicitação do passaporte.

Menores de 3 anos: além da certidão de nascimento, precisa levar uma foto do rosto, 5×7, colorida e recente, não pode aparecer data e o fundo precisa ser branco.

2 – Onde entrar para solicitar o passaporte

Para solicitar o passaporte é muito fácil. Basta ir no site da Polícia Federal e agendar a sua entrevista. Você precisa preencher o formulário que eles oferecem até o final, pagar a guia de recolhimento da taxa de emissão do passaporte e aguardar uma data para o agendamento.

3- Passos que você deve seguir

Na primeira página você irá encontrar a opção passaporte. Surgirão várias opções, entre em requerer passaporte (para brasileiros),  neste momento a página da PF mostrará informações importantes, leias com atenção. Chegou a hora de acessar “emissão do passaporte” e preencher os formulários: dados pessoais, documentos, dados complementares e local de atendimento. Escolha o local de atendimento mais próximo de você. Gere a guia de pagamento. Primeira etapa concluída.

4 – Agendamento

Para fazer o agendamento a GRU (Guia de Recolhimento da União) já deve ter sido paga. Eu esperei uma semana e retornei ao site para ver a dias e horários disponíveis. Entre novamente no site da PF e volte na opção do passaporte, encontre a opção agendamento e leia as instruções, neste momento você precisará do número do seu cpf, a GRU e o comprovante de pagamento (imprima o comprovante e guarde, necessitará dele no dia que for até a PF). Agora é só acessar o “agendar atendimento”, informar quantos passaportes estão sendo solicitados e prosseguir.

5 – Documentos que devem ser levados no dia

No dia do seu atendimento tenha em mãos seu RG, CPF, título de eleitor com os comprovantes de votação ou a certidão de quitação eleitoral que pode ser emitida no site do TSE. Caso esteja renovando seu passaporte é muito importante levar o anterior junto, pois o mesmo sendo válido ou não precisa ser carimbado (cancelado) pela PF. Menores de doze anos precisam levar a certidão de nascimento junto com o RG.

Concluídas todas as etapas é só esperar a data para buscar seu passaporte e uma ótima viagem!!

Ficou com alguma dúvida? Quer ajudar com alguma dica? Deixe seu comentário, gostaríamos muito de ajudar ou saber a tua opinião.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *